Diversidade
A elaboração de cartilhas e publicações similares, que implicam a apresentação de informações importantes de forma sintética, didática, clara e simples, exige planejamento adequado e a adoção de cuidados básicos para a obtenção de um bom produto final.
É bastante comum, por exemplo, que a elaboração desse tipo de material se dê no âmbito de estratégias ou planos de comunicação mais amplos, sendo a cartilha em si apenas um dos diversos instrumentos a serem utilizados para que os objetivos gerais do plano sejam atingidos. Nesse contexto, em que cada instrumento particular cumpre um papel específico, deve-se cuidar para que a publicação concebida esteja alinhada e integrada aos demais instrumentos e ações planejadas.
Vamos então dar uma olhada em alguns aspectos que devem ser considerados na elaboração de uma boa cartilha ou publicação similar.
Planejamento/concepção
É a etapa inicial, de definição dos objetivos do material a ser produzido. Nesta fase deve-se identificar a finalidade (para quê?) e o público-alvo ao qual se destina o material em preparação (para quem?). As respostas a essas perguntas influenciarão diversas decisões futuras acerca do tipo de material e formatos a serem empregados na publicação, linguagem apropriada, uso adequado de imagens (desenhos, esquemas, fotografias), tiragem e outros detalhes relacionados ao trabalho. Lembre-se que é sempre melhor investir bastante tempo no planejamento para se poupar tempo e trabalho nas etapas futuras de execução.
Algumas perguntas orientadoras que nos ajudam a organizar as idéias nessa fase: * Para que estou fazendo este trabalho? O que pretendo alcançar? * Para quem estou fazendo este trabalho? Qual é meu público-alvo? * Por quê? Quais são minhas motivações? * O que já foi feito nesse sentido por outras pessoas ou organizações? * Que modelos ou experiências existem disponíveis e que eu poderia usar como referência? * Como posso adaptar e melhorar o