Diversidade
Declaração Universal dos Direitos Humanos aprovada pela ONU no dia 10 de dezembro de 1948, depois da segunda guerra mundial, o texto do documento foi escrito pelo Canadense John Peters Humphrey.
O objetivo maior desta educação na escola é fundamentar o espaço escolar como uma verdadeira esfera publica democrática.
Nenhum outro tema desperta tanta polêmica em relação ao seu significado, ao seu reconhecimento, como o de direitos humanos. É relativamente fácil entendermos e lutarmos por questões que dizem respeito à cidadania, à ampliação da cidadania.
* PLURALIDADE CULTURAL
É a existência de várias culturas. O Brasil é um País rico em diversidade étnica e cultural, plural em sua identidade: é índio, afro-descendente, é urbano, sertanejo, caipira,caiçara...Contudo, ao longo de nossa história tem existido preconceitos e relações de discriminação e exclusão social que impedem muitos brasileiros de ter uma vivencia plena de sua cidadania. Quando se fala de preconceito e descriminação, o professor deve estar preparado e a escola tem um papel crucial a desempenhar nesse processo, sendo que: * É o espaço em que pode se dar à convivência entre crianças de origens e níveis sócio-econômicos e culturas diferentes, com costumes e dogmas religiosos também diferentes, com visões do mundo diversas daquelas que compartilha em família. * A escola apresenta à criança conhecimentos sistematizados sobre o país e o mundo. * Reconhecer e valorizar a diversidade humana, partindo de um processo de conhecimento e respeito de nossas identidades culturais. * Resgatar e promover atitudes individuais e coletivas contra o preconceito e a favor do respeito as diferenças.
A escola exerce um papel crucial na vida do homem, agindo como formadora de valores e, com isso, tendo a capacidade e a responsabilidade de mudar sua mentalidade e superar os preconceitos. Para isso, é fundamental que o professor, crie na