Diversidade
PEDAGOGIA
MONIQUE NASCIMENTO SAMPAIO
DIVERSIDADE SOCIAL
Itaberaba
2013
MONIQUE NASCIMENTO SAMPAIO
DIVERSIDADE SOCIAL
Eixo temático: O trabalho do pedagogo nos espaços educativos
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Sociologia da Educação, Psicologia da Educação, Processo Educativo no Contexto Histórico e Teoria Geral do Conhecimento.
Profs. Bernadete Strang, Fábio Luiz da Silva, Lilian Salete A. M. Lima e Marcia Bastos e Okçana Batini.
Tutora eletrônica: Pâmela Ribeiro Corrêa Dias.
Tutor(a) de sala: Agata Stela Oliveira de Lima.
Itaberaba
2013
INTRODUÇÃO
A língua de um povo constitui-se como um dos seus bens mais preciosos.
O conceito da diversidade é bastante amplo, no sentido de que ele associa na dinâmica do processo de construção do ser, tendo assim, diferentes aplicações em vários ramos do conhecimento. Sempre levando em consideração, a construção individual do sujeito, ou seja, aquela que se aprende com a convivência com seus familiares.
A filosofia busca entender o pensamento humano a partir das diversas opiniões ou ponto de vista com relação aos assuntos de seu interesse.
DIVERSIDADE SOCIAL E SUAS IMPLICAÇOES
A diversidade pode ser entendida como uma construção histórica, cultural e social. Ela nada mais é, que a adequação do ser humano no contexto de sua existência. Realiza – se a partir do crescimento das relações de poder no que diz respeito as desigualdade, que por sua vez, vem se acentuar no cotidiano nacional e internacional.
Para inicio de conversa, muitos grupos étnicos das mais diversas origens constituíram a sociedade, se integrando, resistindo às mudanças e adaptações. Ao longo da história, estas formas de integração não dependeram somente de suas decisões pessoais, como se o indivíduo escolhesse livremente como e quando se