diversidade
LEILIANE RIBEIRO MACHADO
LEONARDO DA SILVA GUILHERME
MARIA DO CARMO DA SILVA
MILENA GOMES MACHADO
REGIANE JOSIANA MENDONÇA
SCHANA VIRGINIA UNÊDA BARBOSA
diversidade Diversidades
Jaru
2013
FERNANDA VIEIRA DA SILVA
LEILIANE RIBEIRO MACHADO
LEONARDO DA SILVA GUILHERME
MARIA DO CARMO DA SILVA
MILENA GOMES MACHADO
REGIANE JOSIANA MENDONÇA
SCHANA VIRGINIA UNÊDA BARBOSA
diversidade
Diversidades
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Sociedade e diversidade no contexto educacional; Processo educativo no contexto histórico-filosofico; Comunicação e linguagem; Seminário I.
Prof. Okçana Battini; Fábio Luiz da Silva; Bernadete; Marcia Bastos; Salete A. M.; Lima; Renata Graziela Barros Oliveira.
Jaru
2013
INTRODUÇÃO
Pretende-se, neste trabalho, enfocar a importância do discurso pedagógico como meio de produzir conhecimento e, simultaneamente, dar voz e valorizar as especificidades e trocas culturais. Os diferentes usos da língua criam infinitas possibilidades discursivas para a comunicação, nas diversas esferas de atividades. Na esfera dos estudos linguísticos, o discurso representa uma sucessão ordenada de frases, configurando uma exposição metódica sobre determinado assunto.
Assim sendo não seria diferente quando se fala em desigualdade, pois não se trata de centenas de pessoas apenas, mas sim de um mundo em geral, e neste mundo que percebemos os indivíduos são diferentes em vários aspectos. Ao iniciar uma conversa sobre diversidade e currículo na Educação de Jovens e Adultos, faz-se necessário o entendimento de que a diversidade pode ser um construto histórico, cultural e social das diferenças. As diferenças são construídas para além das