Diversidade
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA
ANA PAULA LOPES PINHEIRO
diversidade, uma discussão necessária. trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL
Itaperuna-RJ
2013
ANA PAULA LOPES PINHEIRO
diversidade, uma discussão necessária. trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Sociologia da Educação, Psicologia da Educação, Processo Educativo no Contexto Histórico e Teoria Geral do Conhecimento.
Professores: Bernadete Strang, Fábio Luiz da Silva, Lilian Salete A. M. Lima e Marcia Bastos e Okçana Batini.
Tutora eletrônica: Tatiane Dantas Silva de Jesus.
Tutora de sala: Laurinda Oliveira M. Rosa.
Itaperuna-RJ
2013
Ser humano é entender que a diversidade leva à unidade, que a unidade leva à solidariedade, que a solidariedade leva à igualdade, que a igualdade leva à liberdade, que a liberdade leva à diversidade.
(Georges Bourdoukan)
INTRODUÇÃO
Educação não é adestramento. O homem é capaz de elaborar, modificar, ou seja, é racional e desenvolve a linguagem (em todas suas formas). Por isso que o processo ensino e aprendizagem deve compreender o indivíduo como esse ser racional que precisa ser educado para que seja efetivamente constituído o Ser Humano, o verdadeiro cidadão. Mas não devemos esquecer que este ser está inserido em uma sociedade que evidencia suas características na cultura que se vive em determinado tempo e lugar.
Compreendemos que hoje o homem hodierno vivencia uma diversidade histórica, linguística, cultural e, até mesmo, ideológica, gerada por uma variedade de elementos que conformam a sociedade atual. Se não houver uma conscientização do educando em reconhecer toda essa gama de informações e, assim, buscar uma eficácia na transmissão do que estiver ensinando, ele não terá êxito em alcançar o que realmente a educação propõe, e que foi dito acima, que é a constituição do Ser Humano. Estará