DIVERSIDADE E PLURARIDADE
Enfim, cabe à cada pessoa refletir e reconhecer, dentro daquelas diversas opiniões, idéias, opções e sentimentos, o valor de cada uma delas, para se chegar ao consenso sem precisar ir contra os seus próprios.
Joana Bittencourt (http://wikipedia.com) 2) Como conseguimos diferenciar aquilo que realmente pensamos como indivíduos das convenções da sociedade em geral ou do senso comum? O que eu penso pode diferir do que é convencionalmente dito, mas isso não significa que vou me rebelar contra as convenções sociais. Significa que vou agir de acordo com os meus valores e princípios. 3) Em que momento a constatação da diferença se transforma em preconceito? 4) Qual a diferença entre conceito e preconceito? Conceito é aquilo que a mente concebe ou entende: uma ideia ou noção, representação geral e abstracta de uma realidade. Pode ser também definido como uma unidade semântica, um símbolo mental ou uma "unidade de conhecimento". Um conceito corresponde geralmente a uma representação numa linguagem ou simbologia.
Conceitos são universais ao se aplicarem igualmente a todas as coisas em sua extensão. E já preconceito, é um juízo préconcebido, que se manifesta numa atitude discriminatória, perante pessoas, crenças, sentimentos e tendências de comportamento, é resultado das frustrações das pessoas que podem até se transformar em raiva ou