Diversidade e Multiculturalismo
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CURSO DE PEDAGOGIA
Estrutura e Organização da Educação Brasileira
Educação e Diversidade
Priscilla
Desafio Profissional entregue como requisito para conclusão das disciplinas “Educação e Diversidade” e “Estrutura e Organização da Educação Brasileira”, sob orientação da Tutora EAD Talita de Moraes Marcelino.
São José dos Campos/Universidade Anhanguera 2014
Introdução
O que se pode perceber a partir dos novos movimentos sociais é uma crescente desigualdade e exclusão de grupos que querem reconhecimento da suas diversidades culturais, étnicas, religiosas e políticas.
Assim o objetivo geral do trabalho é comprovar a importância do reconhecimento de culturas “diferentes” para que a diversidade cultural seja mantida.
Para tanto o trabalho foi estruturado em 3 passos,como segue:
No primeiro passo foi abordado os principais aspectos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96), Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro Brasileira e Africana e Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil.
No segundo passo foi abordado uma pesquisa na internet voltada para a comemoração do Dia da Família realizada por uma instituição de ensino e nela foi analisada criticamente as impressões em relação a observância a diversidade e multiculturalismo.
No terceiro e último passo os professores decidiram trabalhar as diversidades e multiculturalismo através de cartões confeccionados pelos próprios alunos. O objetivo era utilizar os desenhos para explicar a complexidade social aos alunos.
Dessa forma, busco apresentar o multiculturalismo e a diversidade como conceito teórico- metodológico àqueles, cuja crença cristalizada no ideal da homogeneidade não permite transpor as barreiras que impedem o reconhecimento e a