Controle de estoque
O problema definido pela equipe foi “Estrutura de planejamento”. As questões que foram pesquisadas pela equipe são a respeito do planejamento estratégico, para conseguir manter a empresa, consequentemente aumentando o lucro. Como estratégia de pesquisa, o grupo designou Lucas e Felipe para pesquisar sobre planejamento estratégico, como este pode auxiliar na rotina da empresa, visando melhorias, através de livros didáticos existentes na biblioteca da PUC-Campinas e através de sites conceituados. Ítalo e Victor se responsabilizaram pela pesquisa sobre análise de ambiente, visando uma pesquisa do ambiente da empresa para solucionar problemas existentes, pesquisaram em livros didáticos e também em sites conceituados. Bruno e Vinícius pesquisaram sobre benchmarking, para que serve e como funciona, pesquisaram através de livros acadêmicos e sites conceituados.
2. Conceitos Relevantes
O problema em estudo discute a estrutura de planejamento estratégico da empresa, no caso, a ausência do planejamento estratégico está gerando problemas para a empresa. A análise de ambiente, junto com o benchmarking auxiliam na reestruturação da empresa para que possam ser alcançados os objetivos traçados.
Eduardo Grizendi (2012, p.87) “comenta a respeito do conceito de inovação, “Inovação é uma palavra derivada da palavra latina ‘innovãtus’, ‘in’”, significando “movimento para dentro”, mais o adjetivo ‘novus’, significando novo”. Assim, inovação é o movimento em busca do novo.
Ainda sobre inovações estratégicas, Ronald Dauscha, Diretor Corporativo de Tecnologia e Inovação do Grupo Siemens no Brasil afirma que costuma formular a cultura da inovação como a “ausência de comportamentos, regras e ambientes que impeçam o desenvolvimento do ímpeto natural das pessoas em sugerir melhorias e inovações, aliada a um conjunto de visões, procedimentos e recursos que potencializem estas iniciativas”. Uma cultura da inovação só terá terreno