Diversidade Necessária
DESENVOLVIMENTO Aprender a conhecer e a respeitar as diferentes etnias (raças) da sociedade brasileira, aprender a conhecer e a respeitar as diferenças regionais brasileiras, combatendo o preconceito, a discriminação, exclusão social, incentivando a tolerância, o respeito e a solidariedade para um convívio harmonioso.
O tema propõe uma concepção da sociedade brasileira que busca explicar a diversidade cultural e étnica que a compõe, compreender suas relações e apontar as transformações necessárias. Considerar a diversidade não significa negar as características comuns, nem a possibilidade de construirmos uma nação, ou mesmo uma dimensão universal do ser humano. Pluralidade cultural é a afirmação da diversidade como traço fundamental na construção de uma identidade nacional que se renova permanentemente, e o fato de que a humanidade de todos se manifesta em formas concretas e diversas de ser humano.
As culturas são produzidas pelos grupos sociais ao longo das suas histórias, na construção de suas formas de subsistência, na organização da vida social e politica, nas suas relações com o meio e outros grupos, na produção de conhecimentos etc.
A coexistência de ampla diversidade étnica, linguística e religiosa, em solo brasileiro, possibilita a pluralidade de alternativas.
Tratar da diversidade cultural, reconhecendo – a e valorando – a, e da superação das discriminações, é atuar sobre um dos mecanismos de exclusão – tarefa necessária, ainda que insuficiente, para caminhar na direção de uma sociedade mais democrática.