Implantação de uma filosofia de projetos dentro de uma organização de pequeno e médio porte
Atividade: Individual
Título: Implantação de uma filosofia de projetos dentro de uma organização de pequeno e médio porte
Aluno: Estevan Rogério Ferreira de Borba
Disciplina: Introdução à Gerência de Projetos
Turma: INTGPEAD_T0071_0913
Introdução
Nos dias de hoje podemos dizer que as organizações estão sujeitas a rápidas mudanças tendo em vista um ambiente de negócios cada vez mais competitivo. Dessa forma, as estratégias mais importantes para sobrevivência destas organizações são a adaptação e a inovação. É mister executar as mudanças necessárias para a sobrevivência das empresas, em outras palavras, é preciso implementar projetos.
No que concerne às pequenas e médias empresas quanto à necessidade de mudanças, podemos dizer que elas vivem o mesmo cenário que às grandes corporações, ou seja, as inovações e adaptações necessitam ser implementadas de forma rápida e barata. No entanto para a maioria das empresas de médio e pequeno porte o gerenciamento de projetos é considerado caro e demorado, de maneira que é questionada a viabilidade da gestão profissional de projetos nestas empresas.
E é justamente nas pequenas e médias empresas as quais possuem limitações de recursos que o gerenciamento de projetos deveria ser priorizado uma vez que boas práticas na gestão de projetos poderiam possibilitar a conclusão das iniciativas de mudanças, com menos recursos e aumentando as chances de sucesso.
Modos e meios de implantação
Neste propósito, o PMI (Project Management Institute) contribui com a ampliação e divulgação das melhores práticas utilizadas no contexto de gerenciamento de projetos. Para isso é mister que se implante uma filosofia de gerência de projetos na organização, de maneira a ganhar em: mais visibilidade sobre as necessidades da empresa, objetivos bem definidos, estimativas mais adequadas, maior previsibilidade, mitigação de riscos, aumento da