Diversidade Humana SUS
Assunto: SUS: Princípios e Diretrizes
Nome: Vitória Rodrigues de Sousa
Turma: T6ABCD
Professora: Eny T. Fleck de P. Pessoa
Curso: Farmácia
SUS: Princípios e Diretrizes
Situação 1: Nesta situação o princípio do SUS que foi negligenciado foi o de INTEGRALIDADE, pois neste a saúde deve se dar em todos os níveis de complexidade, desde ações preventivas até meios curativos de saúde. Nesta situação a paciente que não estava se sentindo bem teve uma piora clinica por conta do atraso no atendimento.
Situação 2: Se baseia no princípio de EQUIDADE, pois o mesmo se baseia na necessidade da assistência, ou seja, dar mais assistência a quem mais precisa. Neste caso as prioridades são medidas por adesivos coloridos, dividindo os casos mais simples dos mais graves.
Situação 3: O princípio visualizado neste caso é o de REGIONALIZAÇÃO, em que a assistência é dividida em 3 níveis de complexidade, que são: atenção primaria; casos mais simples, onde normalmente são atendidos em postos de saúde; atenção secundária; hospitais de médio porte; e atenção terciária; hospitais de grande porte. Nesta situação a criança vai a um posto de saúde (atenção primária) e por ter uma doença mais grave é transferida para um hospital de médio porte (atenção secundária.
Situação 4: O princípio que foi retratado nesta situação foi o de participação popular, em que neste é garantido a participação da população na gestão do SUS através de conselhos de saúde.
Situação 5: O princípio a que esta citação se refere é o de descentralização, em que neste princípio é definido três esferas de governo em saúde; a nacional, a estadual e a municipal; onde cada uma tem um comando único e atribuições especificas.