Diversidade educativa
ANDRÉIA MICRUTE, RU 8595
RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL
DIVERSIDADE EDUCATIVA
CURITIBA
2011
1. INTRODUÇÃO
O homem enche de cultura os espaços geográficos e históricos. Cultura é tudo o que é criado pelo homem. Tanto uma poesia como uma frase de saudação. A cultura consiste em recriar e não em repetir. O homem pode fazê-lo porque tem uma consciência capaz de captar o mundo e transformá-lo. (FREIRE, 1979, p. 30-31)
A sociedade em que vivemos nos proporciona inúmeras maneiras de enxergar e analisar o mundo que nos rodeia. Por ser uma sociedade formada por pluralismo cultural somos constantemente transformados pelo ambiente em que vivemos.Essa influência ocorre desde o momento em que nascemos até o último dia de nossa vida.
A maneira de pensar, de agir, se vestir, falar, nos é posta por nossos pais, já quando somos pequeninos. A partir do momento que vamos crescendo vamos modificando tudo isso através da convivência com pessoas diferentes em lugares diferentes. Cada lugar é formado por um conjunto de regras e conceitos com seus próprios fundamentos e valores.
As diferenças culturais mais evidentes existentes entre os povos são a língua, vestimenta e tradições; também existem variações significativas na forma como as sociedades se organizam em sua concepção de moralidade e na maneira de como interagem com o seu ambiente.
Compreendendo o sentido de Diversidade Cultural devemos analisar o quanto é importante conhecer, interagir, valorizar e respeitar todas essas culturas existentes na sociedade, pois o nosso aluno está inserido em tudo isso. Pensar educação significa abrir espaço para essas diversas culturas e poder encontrar uma comunhão na tolerância mútua de convivência, dando a todos o direito de expressão e aprendizado do que é diferente para se construir um mundo melhor.