RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL – DIVERSIDADE EDUCATIVA
Patrícia Cristina Hoffmann - turma: 2010/01 – RU: 511137
Riciele Fabíola Lopes - turma: 2010/01 – RU: 510919
RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL – DIVERSIDADE EDUCATIVA
Venâncio Aires
2011
1. INTRODUÇÃO
A diversidade cultural é uma fonte de dinamismo social e econômico que pode enriquecer a vida humana no Século XXI, suscitando a criatividade e fomentando a inovação. Reconhecemos e respeitamos a importância da diversidade na expressão linguística e criadora.
As tecnologias da informação oferecem às pessoas perspectivas sem precedentes para criar e compartilhar conteúdos culturais e ideias, em escala mundial e a baixo custo. A experiência demonstra que a diversidade pode despertar a curiosidade, engendrar a iniciativa e aportar uma contribuição útil nas comunidades que buscam melhorar suas economias, em especial mediante a utilização dos meios extraordinários que a Sociedade da Informação põe à sua disposição.
O grande desafio da escola hoje é contribuir para formação de cidadãos críticos, conscientes e atuantes. Trata-se de uma tarefa complexa que exige da escola um movimento que ultrapasse temas, conteúdos e programas. Nessa realização, percebemos o verdadeiro sentido da palavra cidadania.
Esta pesquisa surge da necessidade de refletir sobre o que é cultura e como a escola tem trabalhado a diversidade cultural e qual é a proposta curricular para este desafio, como diz Trindade (2000 pág. 17) “A questão que se coloca é a importância de se entender a relação cultura e educação. De um lado está a educação e do outro a ideia de cultura como lugar, a fonte de que se nutre o processo educacional para formar pessoas, para formar consciência”.
Nesta perspectiva a abordagem do termo diversidade cultural é um tema atual e relevante a partir do momento em que a “escola” desenvolve um ensino que procura atender a diversidade cultural de sua clientela.
Por isso a