Diversidade de microrganismo
Diversidade de Microrganismo
Aluno: Pedro Henrique
Disciplina: Biologia
Cacoal – RO
2014
1. Diversidade de Microrganismo
A extensão e a distribuição da diversidade microbiana no planeta é um assunto para a biogeografia, que estuda, entre outros assuntos, se as bactérias são cosmopolitas – encontradas em mais de um local – ou se elas são endêmicas. Os estudos biogeográficos também auxiliam a identificar a ameaça de extinção de certas bactérias, baseados na suposição geral de que espécies endêmicas correm mais risco do que espécies cosmopolitas.
A diversidade genética dentro de uma espécie é afetada frequentemente pelo comportamento produtivo de indivíduos dentro de populações. Indivíduos dentro de uma população são geneticamente diferentes uns dos outros. Essa variação genética surge porque indivíduos têm formas suavemente diferentes de seus genes. Essas formas diferentes de um gene são conhecidas como alelos e as diferenças podem surgir por meio de mutações de genes e da recombinação de genes durante a reprodução sexual. Essa variação genética permite às espécies se adaptarem às condições ambientais, dentro do processo de seleção natural.
A recombinação cria novas combinações alélicas que podem ser adaptativas. Esse fato explica porque os microrganismos possuem uma importância especial na adaptação ao ambiente em constante transformação. Eles se adaptam rapidamente a muitos compostos orgânicos sintéticos lançados na natureza, resultando em mudanças nas enzimas sintetizadas por essas populações. Imagine o que seria da humanidade sem os microrganismos capazes de metabolizar toda a poluição gerada nos mais diversos ecossistemas.
O maior esforço dos microbiologistas tem sido no sentido de desenvolver métodos de triagem e de cultivo de linhagens com propriedades desejadas. Os microrganismos, devidamente caracterizados biologicamente, mantidos em coleções de cultura, também