CONEXIONISMO, CONSTRUTIVISMO E TEORIAS INTERACIONISTAS
1165 palavras
5 páginas
2. CONEXIONISMOAtravés de buscas em sites, aprendi que o conexionismo é um processo de aprendizagem que ocorre através de estímulos e respostas e que considera a aquisição de um hábito como uma tentativa de ensaio e erro. Busca desvendar como ocorre o processamento da informação no cérebro. A teoria conexionista está ligada ao pensador Edward Lee Thorndike considerado um dos pioneiros da psicologia e associado ao behaviorismo juntamente com Ivan Petrovich Pavlov. O Conexionismo foi pensado para ser uma teoria geral de aprendizado para animais e humanos. Thorndike interessou na aplicação de sua teoria na educação, incluindo matemática, ortografia e leitura, medida de inteligência e aprendizado adulto.
A teoria de Thorndike consiste de três leis primárias: 1. Lei do efeito: a conexão entre um estímulo e uma reação será reforçada ou será enfraquecida de acordo com um resultado agradável ou desagradável.
2. Lei da prontidão ou da maturidade específica: O organismo tem que estar preparado para estabelecer a conexão entre o estímulo e a respostas, assim o resultado será agradável e a aprendizagem efetiva, caso o organismo não estabelecer essa conexão precisa e não se efetivar o resultado será ao contrário (desagradável).
3. Lei do exercício ou repetição: O conhecimento só será duradouro e adquirido se o estímulo-resposta vir acompanhado de resultados positivos e induzido em muitas vezes.
Princípios:
1. O aprendizado requer prática e recompensas (leis de efeito/exercício);
2. Várias conexões podem ser unidas se elas pertencerem à mesma seqüência de ação (lei da prontidão);
3. A transferência de aprendizado ocorre por causa de situações anteriormente encontradas;
4. A inteligência é uma função do número de conexões aprendidas. (Site psicoloucos, acesso em 14/04/2014).
COGNITIVISMO
A Teoria Cognitiva foi criada por Piaget para explicar o desenvolvimento cognitivo humano.
Jean Piaget é considerado um dos mais importantes pesquisadores da