fundamentaçao teorica
Com base na produção de Starfield (2002) e Vuori (1984), pode-se conceituar Atenção Primária á Saúde (APS) como o nível de um sistema de saúde que oferece a entrada no sistema para todas as novas necessidades e problemas, fornece atenção á pessoa (não á enfermidade) no decorrer do tempo, fornece atenção a todas as situações de saúde, exceto as incomuns, e coordena ou integra a atenção fornecida em algum outro lugar ou por terceiros.
É o tipo de atenção á saúde que organiza e racionaliza o uso de todos os recursos, tanto básicos como especializados, direcionados para a promoção, manutenção e melhora da saúde. Em resumo, pode ser compreendida como uma tendência, relativamente recente, de se inverter a priorização das ações de saúde, de uma abordagem curativa, desintegrada e centrada no papel hegemônico do médico para uma abordagem preventiva e promocional, integrada com outros níveis de atenção e construída de forma coletiva com outros profissionais de saúde.
E é nesse contexto que o profissional Enfermeiro e o Educador Físico se encaixam, ambos tem o papel primordial de cuidar, educar e, por muitas vezes, servir como único suporte para seu cliente. A saúde é evidente em todos os espaços do contexto do viver do ser humano e a equipe interdisciplinar pode e deve intervir para a sua promoção. A prática interdisciplinar centrada nas Necessidades Humanas Básicas promove o viver saudável. O ser humano que pratica atividades físicas e esportes, também pode ter suas Necessidades Humanas Básicas afetadas.
.A atuação interdisciplinar na atividade física e no esporte é aqui entendida como a ciência e a arte de cuidar e ensinar o auto-cuidado para manter, promover e/ou recuperar a saúde, prestando assistência às necessidades humanas básicas daqueles que praticam algum tipo de atividade física e/ou esporte, seja de caráter profissional, ou não.
http://www.share-pdf.com/88b7690405904485ae328d8ae55dbc15/modelo%20aps.pdf