Diversidade Cultural
Regiões do Brasil e suas comidas típicas e influências de outras regiões em seus cardápios.
Culinária Brasileira
A culinária brasileira é uma culinária regional, ou
seja, cada estado, cidade, região, possuem suas próprias delícias que constituem o típico sabor brasileiro. O sabor do nordeste, por exemplo, é completamente diferente da culinária do sul, centro e sudeste. E essa diversidade de sabores compõe a riqueza da gastronomia brasileira.
Embora existam essas diferenças a origem desses pratos é a mesma. A culinária brasileira nasceu da fusão dos conhecimentos gastronômicos dos indígenas, portugueses e negros.
Confira, abaixo, alguns sabores de cada região brasileira e suas peculiaridades:
Região Norte:
È formada pelos estados do Acre,
Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia,
Roraima e Tocantins. A culinária nortista possui grande influência dos povos indígenas, pode ser considerada a mais autêntica e legítima representante do Brasil.
Devido a enorme variedade de sabores, alguns pratos típicos merecem destaque como, por exemplo: o pato no tucupi, o vatapá, o açaí com farinha de tapioca, o bombom de castanhado-pará, dentre outros.
Região Nordeste:
É constituída pelos estados de Alagoas,
Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba,
Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e
Sergipe. A culinária nordestina foi influenciada pelos europeus, indígenas e africanos que propiciou uma combinação rústica e refinada ao mesmo tempo.
Nessa culinária regional, alguns pratos típicos são muito apreciados como, por exemplo: o acarajé, o baião-de-dois, a carne-de-sol com jerimum e macaxeira, o bobó de camarão, a cocada, o pé-demoleque, dentre outros.
Região Centro-Oeste:
É composta pelos estados do
Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A culinária do planalto central é fartamente influenciada pelas outras regiões do país, além de sofrer influências de portugueses e indígenas.
No cardápio regional, algumas delícias são mais degustadas como,
por