Diversidade cultural
Segura essa aí...
Formação pessoal e social:
Ajudar a criança a desenvolver-se como ser humano nos aspectos físico, sociais, cognitivo, emocional, intelectual e biológico, valorizando suas potencialidades e respeitando as diversidades, atitudes de ajuda e colaboração de forma integral.
Identidade:
Conjunto de características próprias de uma pessoa que como ela é, a criança tem conhecimento de si e reconhece suas potencialidades e limites.
Autonomia:
Governar por si mesmo independência moral ou intelectual e segue suas próprias leis é livre para tomar suas próprias decisões de acordo com as regras ou imperativos que o individuo impõe a si mesmo.
Conhecimento do mundo:
A criança deve observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação.
Movimento:
O professor deve promover brincadeiras que envolvam o movimento onde possa desenvolver a coordenação motora estabelecendo regras.
Música
Brincadeiras que envolvam o canto, possibilitando a percepção rítmica, a identificação de segmentos do corpo e o contato físico.
Artes visuais:
Integra e relaciona expressando e atribuindo sensações, sentimentos, pensamentos por intermédio de expressão e comunicação humana atuando-se particularmente na educação infantil.
Linguagem oral e escrita:
O professor realizando brincadeiras e jogos possibilita à criança o desenvolvimento da linguagem oral e escrita, ampliando e transformando seu conhecimento.
Natureza e sociedade:
O trabalho com os conhecimentos derivados das ciências humanas e naturais deve ser voltado para a ampliação das experiências das crianças e para a construção de conhecimentos diversificados sobre o meio social e natural. Referindo-se a pluralidade de fenômenos e acontecimentos físicos biológicos, geográficos, históricos e culturais ao conhecimento da diversidade de