Empreededorismo
Faculdade Sant’Anna de Salto
Curso de Administração Geral
Consultoria Empresarial TDE – EMPREENDEDORISMO
8º Semestre
Profº. Eduardo Mauricio Villar Pitaluga
SALTO Junho / 2011
Equipe:
Franciele do Nascimento RA: 90372078 Silvia Aparecida Marques RA: 04391078 Valéria Regina Gama RA: 07090038
SUMÁRIO
Eike Batista, de garimpeiro de oportunidades a homem mais rico do Brasil 3
Primeiros passos 3
da alemanha para o mato grosso 3
flerte canadense 4
o céu é o limite 5
mimos e superstições 6
relação de empresas 8
PortX, de Eike Batista, tem prejuízo de R$ 13,4 milhões no trimestre 9
BIBLIOGRAFIA 11
Eike Batista, de garimpeiro de oportunidades a homem mais rico do Brasil
Visionário, megalomaníaco, brilhante, exibicionista, ousado, supersticioso. Não são poucas as características capazes de descrever Eike Fuhrken Batista, o homem mais rico do Brasil e oitavo na listagem mundial segundo a revista Forbes, ao ser detentor de uma fortuna de aproximadamente US$ 27 bilhões.
Personagens do Mercado vai à procura da história atrás do mito, ao revelar como o mineiro de Governador Valadares conseguiu multiplicar 45 vezes seu patrimônio em 28 anos, entre reviravoltas, turbulências e algumas pitadas de sorte.
Primeiros passos Nascido em Minas Gerais e criado no Rio de Janeiro, Eike deixa a cidade maravilhosa aos 12 anos e, com sua família, vai morar em Frankfurt, como decorrência a missão de seu pai, Eliezer Batista, incumbido de desenvolver a divisão européia da Vale, empresa da qual foi presidente por dez anos.
Aos 18, o mineiro decide cursar engenharia metalúrgica na Universidade de Aachen, considerada como uma das melhores da Europa na área. Durante sua estadia universitária, aperfeiçoou o inglês e aprendeu francês, além de praticar o alemão, o qual já falava em casa fruto de sua descendência germânica, explicitada pela nacionalidade de sua mãe, Jetta Batista.