diversidade cultural
É relativo isoladamente levou cada frequência a cada grupo a crepitar mecanismo prélios de sobrevivência. O III Seminário Políticas para Diversidade Cultural acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de maio de 2014. Em sua terceira edição, o evento traz como novidade a apresentação de trabalhos acadêmicos ou não acadêmicos que sejam analíticos e reflexivos sobre temas da diversidade cultural. Com isso, pretende-se criar um espaço de diálogo entre pesquisadores e estudiosos sobre o tema.
O Seminário tem como objetivo discutir os temas ligados à diversidade, especialmente aqueles relacionados às políticas públicas e à implementação da Convenção da UNESCO para Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais. É organizado pelo Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PÓS-CULTURA/UFBA), o Observatório da Diversidade Cultural (ODC) e a Rede U40 Brasil, será realizado entre 26 e 28 de maio de 2014 em Salvador/BA.
A cultura está no centro dos debates contemporâneos sobre cidadania, desenvolvimento e paz social. Parte desse debate está ancorado na perspectiva de reconhecer a diversidade cultural como bem e como recurso, ou seja, expressão simbólica de formas identitárias simultaneamente singulares e universais, e fonte de dinamismo social e econômico, associado à criatividade e à inovação.
Mas, para que a diversidade das culturas cumpra esse duplo papel, o desafio parece ser o da transformação das diferenças de origem étnicas, religiosas, territoriais, de gênero etc, em capital cultural que expressa diferenças, mas que também aponta para o diálogo e cooperação entre as diferentes comunidades e povos.
Nesse contexto, a Revista Observatório da Diversidade Cultural pretende ser mais um