diversidade cultural no Brasil
A diversidade cultural refere-se a diferentes costumes de uma sociedade, O termo diversidade diz respeito à variedade e convivência de ideias, características ou elementos diferentes entre si, em determinado assunto, situação ou ambiente.
O Brasil, por apresentar uma grande dimensão territorial, possui uma vasta diversidade cultural. Os colonizadores europeus, a população indígena, e os escravos africanos foram os primeiros responsáveis pela disseminação cultural no Brasil. Em seguida, os imigrantes italianos, japoneses, alemães, árabes, entre outros, contribuíram para a diversidade cultural do Brasil. Aspectos como a culinária, danças, religião são elementos que integram a cultura de um povo.
A cultura faz parte da totalidade de uma determinada sociedade, nação ou povo. Essa totalidade configura o viver coletivo, o viver com pessoas diferentes com culturas diferentes e identidade cultural diferente, o que nos difere geralmente um dos outros são os costumes, os hábitos, a maneira de pensar, de agir, de sentir, as tradições, ou seja, tudo que diz respeito a uma sociedade.
Cada região brasileira possui diferentes costumes e peculiaridades culturais.
Na Região Nordeste a cultura é representada através de danças e festas, como o bumba meu boi, maracatu, caboclinhos, entre outros, alguns alimentos típicos como acarajé, vatapá, cururu, a cultura nordestina também está presente no artesanato de rendas.
A Região Centro-Oeste é bem diversificada, recebendo contribuições principalmente dos indígenas, paulistas, mineiros, gaúchos, bolivianos e paraguaios. Alguns alimentos típicos da região centro-oeste são: galinhada com pequi, sopa paraguaia, arroz carreteiro, empadão goiano, pamonha, angu e peixes.
Na Região Norte os elementos culturais são: o carimbó, o congo ou congada, a folia de reis e a festa do divino.
A influência indígena é fortíssima na culinária do Norte, baseada na mandioca e em peixes. Outros alimentos típicos da