Diu dispositivo intra uterino
O DIU é um objeto que é colocado no interior do últero, ele pode ser de plástico e revestido de cobre. O diu tem vários modelos, o mais usado em forma de T, mas todos tem mesma função, não deixar o óvulo encontrar o espermatozóide. Ele pode ficar na mulher por até 10 anos sem trocar e após sua retirada a fertilidade da mulher volta ao normal. Além de não atrapalhar nas relações sexuais, nem machucar o pênis. Apenas podem ocorrer maior sangramento e causar cólicas mais intensas, mas é indicado por profissionais por ser um método muito bom.
-------------------------------------------------------------------------------------------
Anel vaginal
Com poucos hormônios, podem causar efeitos iguais ao das pílulas, é colocado igual ao diafragma. Pode ficar até 3 semanas, porém não é distribuido no SUS e custa em torno de $ 50,00 reais.
Diafragma
Para cobrir o colo do útero e impedir a entrada dos espermatozóides, esse é efeito do diafragma. Uma capa de borracha ou silicone, colocado em toda relação sexual algums minutos antes, e sendo retirado após 8 horas para que os espermatozóides restantes morram. Este método é mais prático, porém as vezes menos eficaz.
---------------------------
Espermicida
Seria como um inseticida, é um produto químico aplicado na vagina e não deixa os espermatozóides chegarem no óvulo, matando ou paralizando. Seu efeito dura uma hora e você aplica com um aplicador que deve ser lavado após o uso.
Pílula do dia seguinte
Podendo ser usada até 72 horas depois da relação, a pílula do dia seguinte não deve ser usado como método anticoncepcional , pois um comprimido equivale a meia cartela convencional. Ela impede a ovulação e deve ser usada por último caso.
O melhor mesmo é você sempre se proteger usando camisinha, e combinada com um dos métodos citados acima a proteção será em dobro, reduzindo os riscos de uma gravidez indesejada
O adesivo contraceptivo é um método contraceptivo em forma de adesivo fino,