ditadura
Embora as informações sejam dissipadas pelas redes sociais, nem sempre os famosos puderam se expressar livremente sem sofrer qualquer tipo de conseqüência negativa. Relembre abaixo algumas celebridades que, ao apoiar causas populares, acabaram arrumando confusão com as autoridades.
Ditadura Militar e a MPB
Na época da ditadura, com o golpe militar em 1964, qualquer pessoa que se mostrasse contrária ao regime era perseguida. Na época, os músicos também sofriam censura por parte do governo e Geraldo Vandré, Caetano Veloso, Chico Buarque e Gilberto Gil acabaram sendo exilados por expressarem sua indignação através das músicas.
Com as perseguições, todo movimento artístico era vigiado por uma divisão específica que fiscalizava todo material produzido por atores, cantores e pintores, a DCDP (Divisão de Censura de Diversões Públicas). Por conta disso, tudo que era apresentado à população era controlado.
Geraldo Vandré
Geraldo Vandré, que era militante estudantil e participava ativamente do Centro Popular de Cultura da União Nacional dos Estudantes (UNE), foi exilado do país ao se apresentar, no Festival Internacional da Canção, em 1968. Na ocasião, ele cantou Para Não Dizer que Não Falei das Flores, que se tornou o hino de resistência do movimento civil e que fazia oposição à ditadura.
Ouça a gravação da apresentação de Para Não Dizer