chás
Tipos de chá
Como vimos (clique aqui e leia) o verdadeiro chá é aquele proveniente das folhas da camellia sinensis, e dependendo das condições de cultivo, coleta, preparo e acondicionamento dessas folhas é possível obter mais de 3000 diferentes tipos de chás. De qualquer forma, todos esses tipos são derivados de cinco categorias principais que se distinguem principalmente em relação ao grau de fermentação:
• Chá branco - não fermentado, produzido a partir de brotos e folhas mais novas, tenras; é considerado o tipo que concentra a maior quantidade de compostos benéficos para a saúde;
• Chá verde – não fermentado, é o mais consumido e o que reúne a maior quantidade de estudos científicos;
• Chá vermelho (pu-erh) – Esse chá tem propriedades intensificadas pelo envelhecimento, que pode levar anos; é neste momento que sofre uma pós-fermentação. As folhas são prensadas e ficam envelhecendo como um bom vinho.
• Chá oolong - com fermentação mediana, fica basicamente entre o chá verde e o preto;
• Chá preto – muito fermentado, por isso apresenta o sabor mais forte entre todos os tipos de chá.
Infusões de ervas
Dentre as muitas opções de chás temos as ervas, que também podem ser utilizadas através de infusões. Para as pessoas que querem evitar a ingestão de cafeína, as ervas são as melhores opções. Determinadas infusões de ervas podem proporcionar relaxamento para dormir ou até mesmo exercer função digestiva.
A escolha das ervas deve ser feita com muito cuidado, pois a FDA (Organização Norte-Americana de Controle de Alimentos e Medicamentos) aprovou várias ervas e condimentos para uso como temperos e muitas vezes essas mesmas ervas não são aconselhadas para uso como chá, podendo causar problemas, como exemplo a noz-moscada, que quando utilizada como chá forte, pode ocasionar sintomas sérios e até mesmo alucinações; em contrapartida, quando utilizada como tempero, se