Ditadura Em Portugal
REVOLUÇÃO 28 DE MAIO- Revolução de 28 de maio: General Gomes da costa iniciou uma marcha em Braga em direção á Lisboa com o objetivo de derrubar o governo republicano.
CONSEQUENCIAS IMEDIATAS DO GOLPE
Partidos políticos foram extintos
Constituição de 1911 (a mais nova) foi suspensa
Foi instaurada a ditadura militar
CAUSAS DA REVOLUÇÃO- Havia grande instabilidade política,a par de uma crise econômica e financeira que tinha estado na origem da contestação, o que mostrava a inoperância dos governos republicanos. Esta situação agravou-se com a participação de Portugal na 1ª Grande Guerra. A permanente interferência do Congresso na atividade governativa tornava ineficaz a ação dos governos. Os constantes desentendimentos entre os partidos com assento parlamentar geravam impasses irresolúveis e que, facilmente, por questões secundárias, faziam cair governos e presidentes.
Os governos continuavam a suceder-se e começou a gerar-se a idéia de que o exército era a única força que poderia pôr ordem no país.
O ESTADO NOVO- A ditadura salazarista foi um regime político autoritário em que o poder legislativo, executivo e judicial está concentrado no chefe do governo.
Como regime político, o Estado Novo foi também chamado salazarismo, em referência a António de Oliveira Salazar, o seu fundador e líder. Salazar assumiu o cargo de Ministro das Finanças em 1928 e tornou-se, nessa função, uma figura preponderante no governo da Ditadura Militar, o que lhe valeu o epíteto de "Ditador das Finanças". Obtendo enorme sucesso num curto espaço de tempo, ficou posteriormente conhecido como o "Mago das Finanças". Ascendeu a Presidente do Conselho de Ministros em Julho de 1932 e esteve em funções até ao seu