njhbjhbhbhbh
27097 palavras
109 páginas
No início do século XX, Portugal sofreu uma reforma política que instituiu um governo de caráter republicano. A nova forma de organização do cenário político não foi capaz de resistir a todos os problemas sofridos no continente europeu com a Primeira Guerra e a crise de 1929. A situação calamitosa da população trabalhadora acabou instaurando um cenário politicamente instável aproveitado pelos militares, que realizaram um golpe de Estado em 1926.Inspirado Este trabalho tem por objetivo relatar de que forma o totalitarismo funciona e expor o seu grau de interferência na vida dos cidadãos, a partir do momento em que um Estado decide adotaresse tipo deregime no seu modo de administração.
Totalitarismo é um sistema de governo em que todos os poderes ficam concentrados nas mãos do governante. Desta forma, no regime totalitário não háespaçopara a prática da democracia, nem mesmo a garantia aos direitos individuais.
No regime totalitário, o líder decreta leis e toma decisões políticas e econômicas de acordo com suas vontades.Emborapossa haver sistema judiciário e legislativo em países de sistema totalitário, estes acabam ficando às margens do poder. Para isso, fazem uso excessivo de força militar como forma de reprimirqualquertipo de oposição ao governo, não existem eleições ou, quando ocorrem, são manipuladas e há também a censura e controle dos meios de comunicação (revistas, jornais, rádio) além dapropagandagovernamental como forma de exaltar a figura do líder.
Como exemplos de totalitarismo, podemos citar os regimes fascistas que vigoraram em alguns países da Europa (Itália, Alemanha, Espanha ePortugal)durante as décadas de 1930 a 1940. em idéias de extrema direita, o governo ditatorial impunha suas ações e realizava franca oposição os movimentos socialista e comunista do país. Esse processo de cisão política alcançou seu auge quando o general Antonio Carmona assumiu o poder do governo lusitano. Fortemente influenciado pelo ideário nazi-fascista, elaborou a