O Salazarismo
HISTÓRIA
Índice
1. Introdução
No âmbito da disciplina de História do 9º ano de escolaridade da Escola Secundária Alves Martins, foi proposto aos alunos a realização de um trabalho escrito a partir do qual desenvolvessem conhecimentos numa área temática dentro do âmbito da disciplina.
Assim, o objetivo geral consiste em analisar todo o processo que envolveu o Salazarismo ou Estado Novo.
Os objetivos específicos consistem em: i) identificar os fatores conducentes ao Salazarismo ou Estado Novo; ii) caracterizar o seu líder e as suas principais linhas metodológicas; iii) definir este regime político; iv) descrever as suas linhas ideológicas; v) analisar os seus aspetos fundamentais e v) abordar como Portugal conseguiu pôr términus à ditadura fascista que o governou durante cerca de 50 anos.
Assim, tendo em conta os objetivos atrás enumerados, o presente trabalho encontra-se estruturado em quatro partes.
A primeira pretende analisar os fatores mais importantes que contribuíram para a revolução militar de 28 de maio de 1926 e consequente implantação da Ditadura Salazarista em Portugal, bem como se descrevem as linhas gerais do método de trabalho de Salazar, fundamentando-se o seu prestígio.
Na segunda faz-se uma abordagem aos principais aspetos inerentes à Constituição de 1933.
A terceira visa dar a conhecer os ideais e as principais características do regime político Salazarista.
Na quarta refere-se a Revolução dos Cravos, como o movimento militar que pôs fim à ditadura fascista, abrindo caminho para um Portugal democrático.
Por fim faz-se uma reflexão crítica.
Para a concretização deste trabalho foi utilizada a linha de metodologia teórica, com base em referências bibliográficas.
2. A Ditadura Militar
O regime saído do golpe de Estado de 28 de Maio de 1926 tornou-se uma Ditadura Militar ao suspender a