Platelmintos
Os platelmintos são vermes de corpo achatado dorso-ventralmente (platy= chato; helminto= verme), com simetria bilateral. Podem ser parasitas ou de vida livre, estes podendo ocorrer nos mares, água doce ou em ambientes terrestres úmidos. Como parasitas de seres humanos podemos citar a tênia e oSchistosoma mansoni, causador da esquistossomose. A maioria das espécies são monóicas. Existem aproximadamente 20 mil espécies descritas de platelmintos.
Características do Filo
O corpo é achatado dorsiventralmente e possui a boca localizada na região ventral do corpo. O intestino da planária é bastante ramificado e atua digerindo os alimentos e distribuindo para as demais partes do corpo.
O Filo é tradicionalmente subdividido em 3 classes:
Cestoda: são endoparasitas obrigatórios que não possuem sistema digestório. Absorvem os nutrientes do hospedeiro diretamente pela pele.
Trematoda: são ecto e endoparasitas que possuem ventosas. O Schistosoma faz parte dessa classe (ver imagem - esquistossomose).
Turbellaria: vermes carnívoros ou necrófagos de vida livre. A planária (ver figura abaixo) está presente nessa classe. Triblásticos, acelomados e protostômios.
Surge a simetria bilateral – cefalização, ventre e dorso.
Planárias possuem pele mucosa com a superfície ventral ciliada, o que facilita o movimento.
Respiração cutânea. - algumas espécies são anaeróbias.
Ausência de sistema circulatório.
Habitat
Muitos são de vida livre (planária de água doce e salgada); outros são parasitas (tênias e esquistossomos).
Sistema Digestório
A maior parte dos platelmintos tem sistema digestório incompleto (única abertura = boca). As planárias apresentam um intestino ramificado capaz de realizar primeiramente a digestão extracelular. O alimento parcialmente digerido é absorvido pelas células que revestem internamente o intestino. Essas células completam a digestão do alimento (digestão intracelular).
Sistema Excretor
É composto por uma rede de