Ditadura brasileira
Sumário
1. Introdução
2. Contexto Histórico Anterior ao Golpe de 64
3. Contexto Geral sobre o Período Militar
4. Economia no Período Militar
5. Educação no Período Militar
6. Serviço Social no Período Militar
7. A Música e a censura na ditadura militar
8. Veraneio Vascaína - uma ácida crítica à polícia brasileira
9. Veraneio Vascaína
10. Conclusão
11. Referencias
1. Introdução
O presente trabalho contribui para o entendimento do contexto histórico, mudanças na forma de governar e na atuação das instituições dentre o período de 1964 e 1985 caracterizado, em nosso pais, pela ditadura militar.
Com caráter informativo procuramos abordar a evolução dos acontecimentos ocorridos nos diferentes aspectos que envolveram a sociedade tais como: politica, arte, educação, economia e as importantes alterações no contexto histórico-metodológico do serviço social dentro do período citado.
2. Contexto Histórico Anterior ao Golpe de 64
No início dos anos 60, o Brasil enfrentava profunda deterioração institucional decorrente da renúncia do presidente Jânio Quadros, da tentativa de golpe contra a posse de seu vice, João Goulart, e da imposição do Parlamentarismo e paralelamente, intensificava-se um quadro de crise econômico-financeiro que o Plano Trienal não conseguiria reverter.
Com um perfil nacionalista e uma crescente aproximação dos setores populares (UNE, sindicatos, PTB, associações de sargentos, de marinheiros, etc.), a administração Goulart propôs medidas que desagradaram aos setores dominantes, como a regulamentação do Estatuto do Trabalhador Rural, as campanhas de alfabetização, a criação da Comissão de Defesa da Economia Popular e, principalmente, as reformas de Base (estrutura administrativa, bancária, fiscal e agrária). Principalmente a reforma Agrária, forte reivindicação das Ligas Camponesas. Os EUA, temendo que a experiência da revolução Cubana se espalhasse pelo Brasil, passaram a financiar, através da CIA e das empresas