Distúrbios Reumáticos e Hematológicos
1. Ditúrbios Hematológicos
1.1. Anemias Hipoproliferativas
1.1.1. Definição
A anemia é uma condição em que a concentração de hemoglobina está abaixo do normal, que reflete a presença de uma quantidade menor de eritrócitos que o normal dentro da circulação. Nas anemias hipoproliferativas, há uma deficiência nos eritrócitos provocada por um defeito em sua produção.
1.1.2. Classificação
Anemia Ferropriva: Resulta tipicamente quando a ingesta de ferro na dieta é inadequada para a síntese da hemoglobina. Anemias na Doença Renal: É causada por um dicreto encurtamento da vida do eritrócitos e por uma deficiência de eritropoietina (necessária para a eritropoiese). A medida que a função renal diminui, também diminui a eritropoietina, que é produzida pelo rim. Anemia da Doença Crônica: É uma síndrome clínica que se caracteriza pelo desenvolvimento de anemia em pacientes que apresentam doenças infecciosas crônicas, inflamatórias ou neoplásicas. Anemia Aplástica: É rara, causada por uma diminuição ou lesão das células-tronco medulares, comprometimento do microambiente dentro da medula e substituição desta por tecido adiposo. Anemias Megaloblásticas: São anemias causadas por deficiências de vitamina B12 ou ácido fólico, que ocorrem alterações idênticas na medula óssea e no sangue periférico, sendo que em ambas as anemias, os eritrócitos que são produzidos mostram-se anormalmente grandes e são chamados de eritrócitos megaloblásticos. Síndromes Mielodisplásicas: Constituem em um grupo de distúrbios da célula-tronco mielóide que provocam displasia (desenvolvimento anormal) em um ou mais tipos de linhagens celulares. O aspecto mais comum da displasia dos eritrócitos manifesta-se como uma anemia macrocítica.
1.1.3. Etiologia
Os eritrócitos geralmente sobrevivem normalmente, porém a medula não consegue produzir as quantidades adequadas dessas células. A produção diminuída reflete-se