Distúrbios Alimentares
Você está preocupado com distúrbios alimentares na adolescência?
Adolescentes desenvolvem distúrbios alimentares como anorexia nervosa, bulimia nervosa e transtorno da compulsão alimentar periódica por muitas razões.
Por exemplo:
Pressão da sociedade. A sociedade moderna cultura ocidental tende a colocar um prémio de ser fisicamente atraente e ter um corpo perfeito. Mesmo com um peso corporal normal, os adolescentes podem facilmente desenvolver a percepção de que está gorda. Isto pode gerar uma obsessão com a perda de peso, dieta e ser magro, especialmente para as meninas adolescentes.
Baixa auto-estima. Adolescentes que têm baixa auto-estima podem utilizar os seus hábitos alimentares ou perda de peso para atingir uma sensação de estabilidade ou controle.
Problemas em casa, incluindo a percepção de altas expectativas dos pais para a realização e aparência, podem desempenhar um papel no desenvolvimento do adolescente por razão dos distúrbios alimentares.
Participação em actividades desportivas e de que a magreza dá valor como a luta, correr e balé - por vezes contribui para distúrbios alimentares.
ANOREXIA NERVOSA
Sinónimos:
Anorexia, transtornos alimentares
O que é?
Anorexia nervosa é um transtorno alimentar no qual a busca implacável por magreza leva a pessoa a recorrer a estratégias para perda de peso, ocasionando importante emagrecimento. As pessoas anoréxicas apresentam um medo intenso de engordar mesmo estando extremamente magras. Em 90% dos casos, acomete mulheres adolescentes e adultas jovens, na faixa de 12 a 20 anos. É uma doença com riscos clínicos, podendo levar à morte por desnutrição.
O que se sente? Perda de peso em um curto espaço de tempo.
Alimentação e preocupação com peso corporal tornam-se obsessões.
Crença de que se está gordo, mesmo estando excessivamente magro.
Parada do ciclo menstrual (amenorreia).
Interesse exagerado por alimentos.
Comer em segredo e mentir a respeito