distúrbios alimentares
Alunos:
Anorexia, bulimia e vigorexia: problemas seculares
Trabalho apresentado ao Centro Integrado de Ensino como exigência da Feira das Ciências, sob a coordenação dos professores Carla Carrion e Sival Pohl.
Rondonópolis
2012
Dedicatória
Dedicamos esse trabalho primeiramente a Deus por nos dar a capacidade de produzirmos, aos professores que nos ensinaram e aos nossos pais que nos apoiaram.
RESUMO
Na anorexia, achando-se sempre acima do peso ideal, a pessoa acometida procura obsessivamente por um suposto emagrecimento. Assim, tende a jejuar, forçar vômitos, fazer exercícios físicos em frequência e intensidade exagerados, e tomar laxantes, mesmo que se apresente extremamente magro. Já na bulimia, há ingestão de uma grande quantidade de alimentos, geralmente ricos em calorias, seguida por métodos compensatórios, como o uso de laxantes ou diuréticos, a prática de exercícios físicos intensos ou a indução do vômito. Porém, na vigorexia, a intensidade de exercício físico praticado por um indivíduo excede a sua capacidade de recuperação, e pode estar associada a uma autoimagem um tanto distorcida. Assim, os indivíduos acometidos desta síndrome são pessoas que, mesmo fortes fisicamente, ao visualizarem a sua imagem em espelhos veem-se como fracos, de maneira similar aos acometidos de anorexia que, ao se visualizarem, sempre se consideram gordos. Durante o ano de 2012, foi realizada uma pesquisa sobre anorexia, bulimia e vigorexia pelas alunas do 1º ano do Ensino Médio do Centro Integrado de Ensino. Através dos resultados de pesquisas bibliográficas, entrevistas e questionários realizados, constatamos que esses problemas são gerados na mente de cada um por diversos motivos, desde a influência do padrão de beleza ditado pela mídia, indo até fatores biológicos. Na realidade, a busca por um corpo “perfeito” é normal e bem aceita na sociedade,