Disturbios do sono na criança
Definição
O sono segundo Nunes et.al (2000,p.167), é uma actividade nervosa superior, indispensável para a manutenção do bem-estar e da qualidade de indivíduos. Pois todo o ser humano precisa repor suas energias gastas no decorrer do dia, segundo o autor o sono é uma condição normal, regular, recorrente e espontaneamente reversível do organismo, qualificado por uma respectiva tranquilidade.
O sono é definido como um estado especial do organismo, caracterizado por inactividade, relativa consciência reduzida e escassa reacção aos estímulos, portanto, o sono normal é aquele em que apresenta diversas fases ou etapas, cada estagio do sono obedece sempre a um aprofundamento do sono que culmina na etapa paradoxal ou sono com movimentos oculares rápidos o sono REM onde acontecem os sonhos.
1. Sono na infância
Recém-nascidos e lactentes
Durante o primeiro ano de vida o padrão de sono é peculiar, pois reflecte o amadurecimento acelerado do sistema nervoso. Assim, os ciclos de sono em recém- nascidos duram 60 minutos e no decorrer dos dois primeiros anos de vida prolongam-se para 90 minutos mantendo-se até a idade avançada.
Cada ciclo de sono tem nesta faixa etária, três estágios dos quais dois são claramente identificados: 1. Estado quieto- origina o sono NREM. O bebé está quieto, com os olhos fechados, respiração regular e não ocorrem movimentos oculares rápidos. 2. Estado activo- é o percursor d sono REM. Neste estágio o bebé apresenta grande actividade comportamental, mas com os olhos fechados. A criança apresenta expressões como careta, sorriso e movimentos de sucção além disso, surgem movimentos dos dedos e do corpo como um todo geralmente lentos, ocorrem movimentos oculares rápidos e respiração irregular. 3. Estado indeterminado- padrão pouco definido que não se encaixa em nenhum dos outros dois estágios. Ao nascimento o sono activo ocupa 40 a 50%do tempo total de sono, enquanto o sono quieto dura 35 a 45%e o indeterminado, 10 a 15%.