Texto medieval
Os romanos eram politeístas, adoravam vários deuses. Foi durante o governo do imperador Nero que tiveram inicio as primeiras perseguições ao cristianismo. Apesar dos anos de perseguição, o cristianismo conseguiu sobreviver e conquistar adeptos. O imperador Constantino adotou uma política de tolerância religiosa e o cristianismo passou a ser considerada a religião do Estado.
A Igreja Católica desempenhou um papel articulador entre as sociedades medievais, conferindo certa unidade cultural. Essa influência da Igreja Católica pode ser explicada pelo fato de ela ter sido uma das poucas instituições que não se desintegraram no processo de dissolução do Império Romano do Ocidente. Apesar do poder de que a Igreja dispunha, nem todas as pessoas seguiam suas doutrinas, diversos grupos cristãos formularam interpretações que contrariavam os dogmas oficias da Igreja, muitas comunidades tinham suas próprias crenças, costumes e praticas, como a adoração de animais, adivinhações, “consulta” aos mortos, rituais mágicos etc.
Os grupos que se desviavam dos ensinamentos da Igreja acabaram sendo perseguidos pelas autoridades religiosas, acusados de heréticos ou hereges. Era considerado herético aquele que não aceitava os ensinamentos da Igreja Católica.
A Igreja preocupou-se em destruir esses desvios com violência, um dos principais marcos no combate ás heresia foi a inquisição, pelo papa Gregório IX, cuja missão era descobrir e julgar os hereges, os condenados pela inquisição eram excomungados e entregues as autoridades do Estado, que se encarregavam de puni-los, as penas aplicadas a cada caso iam desde o confisco de bens até a morte na fogueira .Os cultos pagãos foram proibidos e o Cristianismo tornou-se efetivamente, a