Base de corte
A) TEMA: Arte Medieval. Arte do período de construção da cultura ocidental europeia. Idade Média.
B) OBJETIVOS: Ao final da aula o aluno deve ser capaz de duas coisas identificar e listar pelo menos 5 (cinco) características gerais da arte medieval e mais 5 (cinco) paralelos comparativos entre o Medievo e o Mundo Atual.
C) RESUMO:
Pouca nudez, música contagiante e repetitiva;
Peças simples, mesmo quando feitas em ouro;
Deformação proposital e desarmonia;
Moralista e ascética;
O homem medieval olhava as coisas do mundo sem a ditadura do desejo.
D) IMAGENS: “O último julgamento”- Portal e entrada da catedral de Autun “São Jorge, megalomartir”
E) TEXTO:
A Idade Média é um dos períodos mais interessantes da história. Muitas vezes conhecida como “Idade das Trevas”, tal título não é de todo adequado. Época onde o homem construiu uma ideia de mundo diferente, unindo um passado Greco-romano com cultura cristã. Santo Agostinho ‘releu Platão, São Tomas de Aquino ‘releu’ Aristóteles. Tudo do mundo antigo recebia uma capa cristã. Somos ensinados a engrandecer a cultura do Renascimento e nos esquecemos da riqueza medieval. Veremos que as coisas não são bem assim e que nossa época atual é muito parecida com a Idade Média.
A nós parece sempre que a Idade Média não inovou, nem criou nada de bom, a não ser em matéria de religião e teologia. Porém isso não é verdade. O discurso aparentemente religioso era apenas o ‘modo’ com que os medievais usavam para falar das coisas. Reflexões religiosas profundas sobre filosofia, regras matemáticas e gramática eram apenas uma maneira do homem medieval pensar seu mundo. Pensamos muitas vezes que o homem medieval só sabia era repetir ladainhas e cantigas de missa em latim e copiar imensas Bíblias à mão. Não deveríamos pensar assim. Um olhar mais acurado sobre o Medievo é importante para