Desenvolvimento f sico na segunda inf ncia
NA SEGUNDA INFÂNCIA
INTRODUÇÃO
É na segunda infância que as crianças emagrecem e o crescimento é acelerado. O tempo de sono necessário diminui e a tendência a ter distúrbios do sono aumentam. Há uma melhora na capacidade de correr, saltitar, pular e jogar bola. Há uma melhora também em outras atividades, como dar laços em calçados, desenhar com lápis de cor e despejar caixa de cereais em flocos. As crianças também passas a mostrar preferência entre usar a mão direita ou esquerda.
CRESCIMENTO E ALTERAÇÃO CORPORAL
Aos três anos de idade, as crianças normalmente começam a perder a forma roliça característica dos bebês e assumem a aparência mais esguia e atlética da infância a medida que os músculos abdominais se desenvolvem, a barriga grande da criança entre um e três anos se fortalece. O tronco, os braços e as pernas ficam mais longas. A cabeça ainda é relativamente grande, mas as outras partes do corpo continuam a se moldar à medida que as proporções corporais se tornam gradualmente mais similares às de um adulto. Cartilagens transformam-se em ossos a uma taxa mais rápida que antes e os ossos se tornam mais rígidos, dando a criança uma forma mais firme garantindo a proteção dos órgãos internos. O aumento da capacidade do sistema respiratório e circulatório cria vigor físico e, juntamente com o sistema imunológico em desenvolvimento, mantém a criança mais saudável.
PADRÕES E DISTURBIOS DO SONO
Ao longo da fase de criança ocorrem alguns distúrbios do sono. Aos cinco anos, a maioria dorme cerca de onze horas por noite e param de cochilar durante o dia. Entretanto, dependendo da cultura isso pode variar.
Algumas crianças norte-americanas por exemplo, apresentam distúrbios de sono como: falar enquanto dorme ou acordar frequentemente. Esses distúrbios podem ser causados por uma ativação acidental do sistema de controle motor do cérebro, ou ser desencadeado pela respiração desordenada ou movimento das pernas. Se