DISTURBIOS ALIMENTARES
Disfunção alimentar, ou transtorno alimentar, é um termo amplo usado para designar qualquer padrão de comportamentos alimentares que causam severos prejuízos à saúde de um indivíduo. São considerados como patologias e descritos detalhadamente pelo CID 10, DMS IV e pela OMS. Geralmente apresentam as suas primeiras manifestações na infância e na adolescência.
Causas
Assim como todos outros transtornos, envolve múltiplos fatores. Dentre os fatores responsáveis, destacam-se:
Histórico de transtorno alimentar na familiar
Histórico de transtornos de humor na família (como depressão ou transtorno bipolar)
Famílias autoritárias (anorexia) ou negligentes (bulimia)
Contexto sociocultural caracterizado pela extrema valorização do corpo magro.
Disfunções no metabolismo da serotonina e noradrenalina.
Experiência sexual traumática.
Certos traços de personalidade , tais como:
Baixa autoestima;
Introversão;
Perfeccionismo;
Impulsividade;
Instabilidade afetiva;
Anorexia e Bulimia
Obesidade
A Obesidade é mais do que um problema com a aparência, é um perigo para a saúde. Pode define-se a obesidade como um desequilíbrio entre a ingestão e o gasto de energia, em que o excesso de energia consumido leva a um aumento de gordura corporal. A obesidade é fruto da interação entre fatores genéticos e ambientais, e também fatores alimentares e psicológicos.
Hipergrafia
A causa da Hipergrafia pode estar relacionada a perdas, acidentes ou acontecimentos traumáticos repentinos, que podem desencadear desajustes psicológicos levando à obesidade.
Ortorexia
A Ortorexia é um transtorno alimentar recentemente diagnosticado, que surge quando a pessoa se torna obsessiva quanto aos padrões daquilo que come. Ao contrário da anorexia ou bulimia, a pessoa permite-se comer, mas fica tão obsecada com o que come que todos os seus pensamentos ficam ocupados com a dieta. vigorexia A Vigorexia é quando uma pessoa vê imagens destorcidas. Como por