Quimica inorganica
1 Grupo 13
Este grupo se trata da do primeiro grupo de elementos do bloco p. É composto pelos elementos a seguir: Boro, Alumínio, Gálio, Índio e Tálio. O boro é essencialmente não-metálico, enquanto os demais elementos do grupo são metais. O alumínio é o elemento mais importante, sendo produzido em grande escala para uma grande variedade de aplicações.
1.1 Abundância
O boro é um elemento bastante raro, mas é bem conhecido, pois ocorre em depósitos concentrados de bórax, Na2[B4O5(OH)4].8H2O, e de kernita, Na2[B4O5(OH)4].2H2O. Os maiores depósitos se encontram no deserto de Mojave (Califórnia, EUA) e no Vale da Morte (Utah, EUA). Durante um logoperíodode tempo, a chuva arrastou esses sais alcalinos das encostas dos morros para lagos nos vales, muito tempo depois esses lagos secaram, deixando depósitos sólidos na superfície, com espessuras de 10 a 50 metros.
O alumínio é o metal mais abundante e o terceiro elemento mais abundante em peso da crosta terrestre (depois do oxigênio e do silício). É muito estudado e tem grande importância econômica, sendo assim produzido em larga escala. O minério mais importante do alumínio é a bauxita, nome genérico para minerais com a formula variando entre Al2O3.H2O eAl2O3.3H2O. O alumínio também ocorre em grandes quantidades em rochas da classe dos aluminossilicatos, tais como os feldspatos e micas. Quando essas rochas se decompõem, formam argilas e outras rochas metamórficas. Não há nenhum método simples ou econômico de se extrair o alumínio dessas fontes.
O gálio é duas vezes mais abundante que o boro, mas o índio e o tálio são muito menos abundantes. Tais elementos ocorrem na forma de sulfetos e são menos estudados. Isso se dá principalmente pelo fato não serem encontrados na forma de