Engenharia
Este trabalho tem como principal objetivo argumentar sobre alguns dos temas polêmicos relacionados a área de Engenharia , tais como oportunidades de emprego em diversos lugares.
Importação de engenheiros para o Brasil
Ultimamente, Dilma Rousseff está estudando um modo de facilitar a vinda de engenheiros para trabalhar no Brasil, pois hoje em dia, faltam principalmente nas prefeituras, profissionais dispostos a trabalhar na elaboração de projetos fundamentais.
O governo atualmente investe no estágio e na especialização de engenheiros brasileiros no exterior com o projeto ciência sem fronteiras, que é um programa comandado pelo ministério da ciência e tecnologia da educação; mas a ideia atual é aproveitar os profissionais de fora já prontos, para que possam preencher vagas que são desprezadas pelos brasileiros, e importar principalmente mão de obra das nações que enfrentam crise econômica e tem idiomas afins com Portugal e Espanha.
Assim como existe o projeto “mais médicos”, é o projeto “mais engenheiros” que o Governo que colocar em vigor, trazendo assim, pessoas capacitadas para trabalhar em áreas carentes, como é o exemplo do Maranhão que hoje é o estado brasileiro que menos abriga empregados da área de engenharia.
A secretaria de assuntos estratégicos está encarregada de conduzir este projeto para estimular a mão de obra estrangeira qualificada em território nacional.
Dados: o número de imigrantes que vive no Brasil representa 0,3% da população, enquanto nos países altamente desenvolvidos possuem mais de 20% da população que é formada por imigrantes.
Evasão nas graduações de Engenharias
O número de vagas nos cursos de engenharia aumentou significativamente na última década, devido a grande demanda destes profissionais no Brasil, porém nem metade dos alunos chegam a concluir a graduação e receber o seu diploma de engenheiro, pois a evasão dos estudantes só aumenta,