disturbios alimentares
São Doenças Psiquiátricas que se caracterizam, fundamentalmente por alterações significativas do comportamento alimentar.
Ocorrem principalmente nos países mais desenvolvidos e uma incidência menor nos países menos desenvolvidos. Afecta sobretudo as mulheres jovens.
As influências dos Distúrbios Alimentares podem ser psicológicas, biológicas, familiares ou sócio-culturais, sendo diferente consoante o período de desenvolvimento do jovem.
Sabe-se que não se deve a modas, mas sim, à pressão cultural para a magreza,a insatisfação com o peso, podem contribuir para a tomada da decisão de iniciar uma dieta.É pertinente referir que a dieta só por si não constituí uma condição suficiente para o desencandear de um Distúrbio Alimentar, mas é uma condição necessária.
Dos vários Distúrbios Alimentares destacamos:
- Anorexia Nervosa;
- Bulimia Nervosa;
- Ingestão Compulsiva;
- Obesidade;
- Anemia.
Anorexia Nervosa
A anorexia nervosa é uma disfunção alimentar, caracterizada por uma rígida e insuficiente dieta alimentar e stress físico. A anorexia nervosa é uma doença complexa, envolvendo componentes psicológicos, fisiológicos e sociais. A anorexia nervosa afecta principalmente adolescentes do sexo feminino e jovens mulheres, mas também afecta alguns rapazes.
No caso dos jovens adolescentes de ambos os sexos, poderá estar ligada a problemas de auto-imagem, dificuldade em ser aceito pelo grupo, ou em lidar com a sexualidade genital emergente. A taxa de mortalidade da anorexia nervosa é de aproximadamente 10%, uma das maiores entre qualquer transtorno psicológico.
Sintomas:
-Perca de 85% do peso corporal;
-Prática excessiva de actividades físicas.
-Em pessoas do sexo feminino, ausência de ao menos três ou mais menstruações. A anorexia nervosa pode causar sérios danos ao sistema reprodutor feminino.
-Nos rapazes poderá ocorrer impotência e dificuldade em atingir a maturação sexual completa, tanto a