Distribuição e regulagem de energia
Métodos de Representação das Válvulas
Composição de um ou mais quadros, setas e demais componentes básicos.
Nos esquemas de circuitos pneumáticos são representadas na posição inicial (não operada).
Único quadrado – Indica uma unidade de controle de fluxo ou pressão. Estando em operação existem infinitos números de possíveis posições. Deste modo, há várias posições de fluxo através da passagem. Segue-se assim a escolha da pressão ou fluxo, considerando-se as condições do circuito.
Dois ou mais quadrados – Indicam uma válvula de controle direcional, tendo tantas posições distintas quantos quadros houverem. As conexões são normalmente representadas no quadro que indica a posição inicial (não operada). As posições de operação dão deduzidas e imaginadas deslocando-se os quadros sobre o quadro da posição inicial, de forma que as conexões se alinhem com as vias.
Os tubos de conexão são representados na posição central. As operações com as posições são reduzidas e imaginadas deslocando-se os quadrados, sobre o quadro dotado de conexões.
Símbolo Simplificado da válvula em casos de Múltiplas Repetições – O número de refere a uma nota sobre o diagrama em que o símbolo da válvula está representado de forma completa.
Válvulas de Controle Direcional – Tem por função orientar a direção que o fluxo deve seguir a fim de realizar o trabalho proposto. O fluxo permitido pela passagem pode ser total ou em alguns casos restringido.
Válvula de Controle Direcional sem Estrangulamento – É a mais importante. A válvula é provida de várias posições distintas e caracterizadas por cada quadrado.
Símbolo básico para uma válvula de controle direcional de 2 posições.
Símbolo básico para uma válvula de controle direcional de 3 posições.
Representação facultativa de passagem a um estado intermediário entre duas posições distintas , o quadrado é representado por 3 linhas interrompidas. O símbolo básico para a válvula de