Distribuição urbana
Apresentação
O crescimento da atividade de distribuição urbana no Brasil e a ampliação das políticas de restrição de circulação vêm criando novos desafios para as empresas de transporte do País.
Para entender como anda a distribuição de carga em centros urbanos e os principais efeitos das restrições na entrega das mercadorias, o Instituto ILOS realizou pesquisa inédita com 60 das maiores transportadoras de cargas do País. Os resultados se encontram na íntegra neste relatório Panorama ILOS - “Distribuição Urbana e os Efeitos da Restrição de Circulação nas
Grandes Cidades”.
Neste relatório são apresentados os principais fatores que vêm dificultando a circulação de veículos nos grandes centros urbanos em todo o mundo. A análise reúne dados nacionais e internacionais e busca trazer comparações entre cidades brasileiras e as principais metrópoles do mundo. Em termos das políticas de restrição urbana, o estudo reúne dados do exterior para mostrar como essa questão é enfrentada nas principais economias do globo. Foram analisados também os principais fatores que levam os governos a investir nesse tipo de política.
Além do cenário global, o estudo também faz uma análise das transportadoras brasileiras, apresentando os principais desafios que estas enfrentam e vão enfrentar no seu dia-a-dia, com informações específicas por setor da economia.
Foram levantadas as dificuldades das empresas para o transporte rodoviário de carga em centros urbanos, os repasses de custos para os clientes, bem como o que estas sugerem como medidas importantes para reduzir os problemas na distribuição de mercadorias. O estudo mostra ainda as ações implantadas e a opinião dos transportadores de carga sobre as políticas de restrição. Por fim, procurou-se entender as tendências futuras da atividade de distribuição urbana no mundo, incluindo estudo sobre os novos equipamentos que poderão ser utilizados pelas empresas e cidades.
Este