Vida de administrador
Todas as empresas precisam de um profissional que as conduza. Diante de tal fato, desenvolver um perfil de liderança em algum colaborador se torna uma alternativa, ao mesmo tempo em que é uma necessidade para qualquer organização, pois é improvável que uma empresa se desenvolva sem ter um líder que a leve rumo a um possível sucesso.
As organizações vivem num mundo competitivo, por consequência, e complexo, por natureza. Com esta realidade, todas elas buscam profissionais se sejam capazes de compreendê-las, tanto nos aspectos estratégicos da competitividade, assim como as nuances interdisciplinares da dinâmica organizacional no que compete seus diversos sistemas humanos, estruturais, culturais, sociais, dentre outros.
Com o exposto até agora, percebe-se que o profissional precisa ser multidisciplinar, onde além de conhecer a organização e suas tarefas, ele precisa saber conduzir e desenvolver pessoas, ter foco em soluções e ações proativas, além de ter uma visão estratégica, empreendedora, inovadora e integradora, e tudo ao mesmo tempo!
O ideal seria que todos os administradores saíssem da graduação prontos para atuarem como gestores e também como líderes, mas isso é muito difícil pois a administração é uma das áreas do conhecimento mais dinâmica que existe, sobretudo pelo fato do mundo estar em constante mudança e as pessoas, em essência, serem imprevisíveis.
Quando falamos de liderança ou desenvolvimento de liderança, inevitavelmente fazemos correlação com as competências que definem se alguém está apto ou não para