Distribuição física
1) Que tipo de estratégia de distribuição (exclusiva, seletiva, intensiva) a empresa “Contém 1G” está pretendendo utilizar ao adicionar novos canais de distribuição do seu tradicional sistema de vendas porta-a-porta? Justifique sua resposta.
R: A estratégia de distribuição adotada pela empresa é a intensiva, visando diversificar os canais de distribuição e tendo como intenção atingir o consumidor final, fazendo com ele tenha maior variedade de formas de obter os produtos da empresa e consequentemente aumentando as oportunidades de vendas.
2) Que tipo de serviços, tem relação ao tamanho do lote, tempo de espera, conveniência, variedade e serviços de apoio são desejados pelo consumidor atual (porta-a-porta da “Contém 1G”). Existem diferenças significativas entre os serviços desejados pelos consumidores que serão atendidos para novos canais “varejo exclusivo” (quiosques, trailers e lojas) e “varejo não exclusivo” (displays, carrinhos e kits). Quais seriam estas diferenças?
R: A principal diferença no caso do consumidor final está no tempo de espera, que está diretamente relacionado com a conveniência. O cliente varejista sendo ele exclusivo ou não fizer a opção por receber o produto no ato da compra, enquanto o cliente porta a porta aceita esperar alguns dias, tendo a comodidade e conveniência de receber o produto em casa.
A questão dos serviços de apoio é outra grande diferença, nos canais de varejos exclusivos, o principal é a oferta de serviços de consultoria no ato da venda, que valoriza o produto.
O varejo não exclusivo “teria” o menor mix de produtos, porque o formato proposto é menor, sendo o capital investido menor.
3) Que tipo de conflitos horizontais e verticais podem surgir em função da utilização simultânea de mais de um canal? (venda porta-a-porta, loja própria, franqueados, lojas multimarcas) para distribuição de produtos da Contém 1G? Como tais conflitos poderão ser gerenciados?
R: O conflito que poderia