Distribuição Discreta
Estratégico
Prof. Reginaldo Souza
Planejamento Estratégico
Estratégias Genéricas de Porter
Após a análise do ambiente empresarial e da influência das Cinco Forças Competitivas, o gestor possui uma boa base de informações para posicionar sua empresa, visando a maior rentabilidade possível em seu mercado de atuação.
VÍDEO
Estratégias Genéricas de Porter
Um bom posicionamento é baseado em dois vértices principais, um vértice referente a Vantagem
Competitiva da empresa que reflete um benefício valorizado pelo cliente, e outro vértice relacionado ao mercado de atuação focando a ampliação do públicoalvo ou a atuação em nichos específicos.
Estratégias Genéricas de Porter
Para que o posicionamento estratégico de uma empresa seja bem sucedido e atenda as expectativas de seus formuladores, Michael Porter (1989) indica que a organização deve apresentar um dos seguintes posicionamentos mercadológicos:
Estratégias Genéricas de Porter
IMPORTANTE
Tentar utilizar ambas as estratégias, oferecer tudo aos clientes não seria adequado devido ao esforço necessário e a baixa probabilidade de sucesso em diferenciar um produto ou serviço e ainda assim conseguir manter uma precificação abaixo da praticada pelos concorrentes.
Liderança em Custo
Você pode visualizar os cruzamentos básicos apresentados na figura anterior, a utilização da
Vantagem Competitiva Custo indica a busca por clientes que valorizam uma precificação abaixo da média de mercado. Uma precificação com esta característica pressiona a lucratividade da empresa, exigindo um alto volume de vendas para que a escala gere o retorno financeiro desejado.
Delineamento de Baixo Custo
A grande maioria dos gestores busca a estratégia baixo custo em primeiro momento, talvez porque clientes tendem a eleger como principal atributo decisão na escolha por uma empresa, o preço seus produtos e serviços.
de os de de Delineamento de Baixo Custo
Esta é