quimica
PH é o símbolo para a grandeza físico-química, potencial hidrogeniônico ou potencial de hidrogenio, que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma solução aquosa.
O pH pode ser determinado usando um medidor de pH (também conhecido como pHmetro) que consiste em um eletrodo acoplado a um potenciômetro. O medidor de pH é um milivoltímetro com uma escala que converte o valor de potencial do eletrodo em unidades de pH. Este tipo de elétrodo é conhecido como eletrodo de vidro, que na verdade, é um eletrodo do tipo "íon seletivo".
Pode ser determinado indiretamente pela adição de um indicador de pH na solução em análise. A cor do indicador varia conforme o pH da solução. Indicadores comuns são a fenolftaleína, o alaranjado de metila e o azul de bromofenol.
Outro indicador de pH muito usado em laboratórios é o chamado papel de tornassol (papel de filtro impregnado com tornassol). Este indicador apresenta uma ampla faixa de viragem, servindo para indicar se uma solução é nitidamente ácida (quando ele fica vermelho) ou nitidamente básica (quando ele fica azul).
Obs: Embora o valor do pH compreenda uma faixa de 0 a 14 unidades, estes não são os limites para o pH. São possíveis valores de pH acima e abaixo desta faixa, como, por exemplo, uma solução que fornece pH = -1,00, apresenta matematicamente -log [H+] = -1,00, ou seja, [H+] = 10 mol L-1. Este é um valor de concentração facilmente obtido em uma solução concentrada de um ácido forte, como o HCl.
FATORES QUE AFETAM A VELOCIDADE DE UMA REAÇÃO
TEMPERATURA
Sabemos que toda matéria é constituída por diminutas partículas e que, numa determinada substância, átomos diferentes podem agrupar-se formando moléculas. No entanto, estas partículas não estão estáticas, e sim em constante e caótico movimento ao qual denominamos agitação térmica.
A temperatura é, então, uma grandeza que permite avaliar o grau de agitação