Distribuição de materiais
Conceito
Distribuição de materiais são os meios utilizados na movimentação de produtos, peças ou qualquer outro material no interior da empresa, feito de forma mecanizada ou não. Visa propiciar funcionalidade ao processo produtivo e otimizar o ambiente de trabalho. Todas as fábricas, por pequenas que sejam, adotam sistemas de transporte interno para racionalizar a produção e aproveitar melhor o espaço físico.
As indústrias quando iniciantes utilizam pessoas no deslocamento de materiais, peças e produtos, ou seja, de forma artesanal.
Mas, a medida que se desenvolvem e aumentam sua produção surge a necessidade de ampliar sua distribuição de forma a suprir suas necessidades e que não atrapalhe ou atrase sua produção, pois, assim que atingem um outro estágio produtivo, continuar com sistema artesanal pode significar aumento na circulação de pessoas e falta de sincronismo no processo, por atraso no abastecimento, além de haver o desgaste através do esforço humano que tende a perder eficiência ao longo da jornada, pois, o serviço é estafante e a produtividade cai com o tempo. Já a distribuição mecanizada não tem desgaste e o desenvolvimento do trabalho é uniforme.
Como este processo envolve o ser humano e os custos, cabe ao administrador informações precisas que orientarão a busca do instante certo de modificá-lo para sistemas mais econômicos e eficazes.
A distribuição de materiais feita de forma eficiente ajuda o desenvolvimento dos setores produtivos, e a produtividade cresce em decorrência do melhor fluxo no interior da fábrica. Quando bem administrada pode trazer grandes economias para a empresa e um excelente resultado para a produção.
Diretrizes da Distribuição de Materiais
Algumas diretrizes são colocadas diante daqueles que lidam com transporte interno e que buscam racionalizar a distribuição. São fundamentos administrativos que visam essencialmente planejar e executar tarefas de transporte.
O planejamento de uma