Distribuição fisica de materiais
Distribuição Física de Materiais é o ramo da logística empresarial que trata da movimentação, estocagem e processamento de pedidos dos produtos finais da firma. A Distribuição Física preocupa-se principalmente com bens acabados ou semi-acabados, ou seja, com mercadorias que a organização oferece para vender e que não planeja executar processamentos posteriores.
Fonte Imagem: <http://pessoal.utfpr.edu.br/iarozinski/arquivos/Aula%2002%20-%20Logistica%20-%20Distribuicao%20Fisica.pdf>
Um canal de distribuição corresponde a uma ou mais empresas ou organizações que participam do fluxo de produtos e/ou serviços desde o produtor até o cliente ou consumidor final. Normalmente, a organização pensa em entregar diretamente a seus clientes, porém nem sempre é possível, ou seja, muitas vezes utiliza outras organizações para distribuir todos os seus produtos ou alguns deles ao cliente final.
Existem dois tipos de mercados para os quais se deve planejar a Distribuição Física de Materiais:
Usuários Finais ( Consumidores e Consumidores Industriais). Intermediários.
Sistemas de distribuição Física precisam ter certo grau de flexibilidade para suprir as necessidades dos diversos tipos de clientes de forma econômica.
A distribuição física é vital para as nossas vidas, até porque muitas vezes os fabricantes, clientes e clientes potenciais estão geograficamente mal distribuídos, ocasionando sérios transtornos logísticos. Quando os intermediários atendem apenas a seu mercado local, acabam restringindo seu potencial de crescimento e lucro. Porém, ao se estender o seu mercado, as organizações podem ganhar economias de escalas na produção. Logo, pode-se afirmar que a distribuição física agrega valor de lugar e tempo, colocando os produtos em mercados onde eles ficam disponíveis para os clientes no momento em que desejarem.
A forma que os materiais serão movimentados depende de vários fatores:
- Os canais de distribuição