DIstribuição de frequencia
ESTATÍSTICA
Prof: Juceli Bengert Lima
DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIAS: alguns conceitos e fórmulas
Dados Brutos: são dados não organizados numericamente, ou seja, aqueles que não se encontram preparados para análise.
Rol: é o arranjo dos dados brutos em ordem crescente ou decrescente.
Amplitude total: é a diferença entre o mais alto e o mais baixo dos valores dos dados ou de uma distribuição. A amplitude é uma medida de variabilidade ou de dispersão. Classe: é o grupo de valores numéricos situados em cada um dos intervalos em que é dividido uma variável cuja distribuição de frequências se quer determinar.
Limites de classe: são os valores extremos de cada classe.
(li: extremo inferior da classe ; Li: extremo superior da classe)
Amplitude da classe ou intervalo de classe (h): é igual ao quociente entre a amplitude total da série e o número de classes escolhido. Pode ser definido pela diferença entre o limites superior e inferior da classe. hi = Li - li
Distribuição de frequências: é a tabela que indica as frequências em que ocorrem os casos correspondentes aos valores de uma população ou amostra.
Freqüência Absoluta Simples (fi): é o número de vezes que determinado valor aparece em uma população ou amostra.
Freqüência Relativa Simples (fr): é a proporção de certo valor em uma população ou amostra. (frequência absoluta da classe/frequência total)
Freqüência Percentual (fr%): é a freqüência relativa simples multiplicada por
100.
fi fr%
*100
ftotal
Freqüência Absoluta Acumulada (fac): é a soma das frequências absolutas simples dos valores inferiores ou iguais ao pertencente à determinada classe.
fac1 f1 fac 2 f1 f 2 fac n f1 f 2 ...... f n
Ponto Médio de Classe (xi): é o ponto interior de uma classe eqüidistante de seus limites de classes. Seu valor é igual à metade da soma de seus limites. xi =
(li Li)
2