DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIAS
A distribuição de frequências é um instrumento estatístico adequado para a exposição de grandes volumes de dados demonstrando de forma mais clara a dispersão e as medidas centrais dos valores.
Relembrando...
Ao analisar os dados, é corriqueiro ordenar os números tornando-os visualmente mais amigáveis. O
DEFINIÇÕES BÁSICAS DA ESTATÍSTICA procedimento mais comum é o de divisão por classes
FENÔMENO ESTATÍSTICO: é qualquer evento que se pretenda analisar, cujo estudo seja possível a aplicação do ou categorias, verificando-se o número de indivíduos método estatístico. pertencentes a cada classe.
DADO ESTATÍSTICO: é um dado numérico e é considerado a matéria-prima sobre a qual iremos aplicar os métodos
Esta ferramenta consiste em uma tabela que estatísticos. condensa uma coleção de dados conforme as
POPULAÇÃO: é o conjunto total de elementos portadores de, pelo menos, uma característica comum. frequências (repetições de seus valores).
AMOSTRA: é uma parcela representativa da população que
É EXAMINADA com o propósito de tirarmos conclusões sobre a essa população.
PARÂMETROS: São valores singulares que existem na população e que servem para caracterizá-la. Para definirmos um parâmetro devemos examinar toda a população. ESTIMATIVA: é um valor aproximado do parâmetro e é calculado com o uso da amostra.
ATRIBUTO: quando os dados estatísticos apresentam um caráter qualitativo, o levantamento e os estudos necessários ao tratamento desses dados são designados genericamente de estatística de atributo.
VARIÁVEL: É o conjunto de resultados possíveis de um fenômeno. VARIÁVEL QUALITATIVA: Quando seus valores são expressos por atributos: sexo, cor da pele, etc.
VARIÁVEL QUANTITATIVA: Quando os dados são de caráter nitidamente quantitativo, e o conjunto dos resultados possui uma estrutura numérica, trata-se portanto da estatística de variável e se dividem em:
VARIÁVEL DISCRETA: Seus valores são
expressos